Instalação da pandemia foi crucial para justificar essa baixa
A festa de São João, a mais tradicional de todo o Nordeste, mais uma vez vai ficar esvaziada, pois a recomendação é para que as cidades não promovam qualquer evento. A pandemia da covid-19 ainda apresenta números assustadores e qualquer aglomeração é inaceitável para o momento. E isso afetou diretamente as viagens para lugares como João Pessoa e Campina Grande (PB), Recife e Caruaru (PE), Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE), entre outros. Basta fazer uma pesquisa rápida em site de companhias aéreas e ver que os preços estão bem abaixo, justamente devido à queda na procura.
Em números, a queda na procura é de 51%. O dado é do Digital 2021 Global Overview Report, relatório anual da organização não governamental We Are Social em parceria com a Hootsuite, referentes ao ano passado.
“As pessoas estão com medo de viajar. Sabem que não é o momento. Isso refletiu, diretamente, nas buscas por passagens na internet. As companhias, conscientemente, também não adotaram estratégias ousadas para retomar as vendas, pois não é conveniente ainda”, destaca o especialista em marketing e divulgação na web, Rafael Cavalcanti.
Na parte de cima desse relatório, estão as compras de alimentação e cuidados pessoais. “Esse comportamento é, claramente, reflexo direto da necessidade dondistancialmento social, do isolamento e do lockdown adotado por muitos estados”, complementa Cavalcanti, para justificar o crescimento de 41% desse mercado.
Moda e beleza, música digital, brinquedos e hobbies, e video games também tiveram alta, respectivamente de 27%, 26%, 25% e 23%.
Por Ádamo Araujo