Portal Indica Brasília

Programação do fim de semana na capital tem de samba a peças teatrais

Há atrações para toda a família nos museus e nos teatros, opções para quem gosta de curtir música e ainda alternativas para quem preferir o escurinho do cinema

Desta sexta (20) a domingo (22), o Distrito Federal será palco de uma série de eventos culturais voltados para todo tipo de público. Há atrações para toda a família nos museus e nos teatros, opções para quem gosta de curtir música e ainda alternativas para quem preferir o escurinho do cinema. Confira a seguir a programação cultural nos equipamentos públicos do Governo do Distrito Federal (GDF) e as atrações com incentivo e apoio do governo.

A Casa do Cantador, em Ceilândia, segue para o segundo fim de semana do projeto Sabadão do Forró, realizado com recursos de emendas parlamentares executadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF). No sábado, a partir das 20h, apresentam-se os trios brasilienses Fortaleza, Pernambuco, Asa Norte e do Nordeste. A programação segue no espaço nos dias 28 e em 4 de novembro, com entrada franca.

“Esse projeto tem um significado enorme. Primeiro, porque estamos voltando a proporcionar o forró mais clássico para as pessoas que têm dificuldade de se identificar com os novos gêneros musicais”, explica o coordenador do Sabadão do Forró e presidente da Associação dos Forrozeiros do Distrito Federal (Asforró-DF), Marques Célio.

“Estamos fazendo com que a cultura venha a contribuir com a economia criativa, dando um complemento de renda a esses artistas que não têm grande notoriedade artística. É o Estado realmente fazendo o papel dele de valorizar o forró, que é um patrimônio cultural e imaterial brasileiro”, complementa.

Também em Ceilândia, na Praça do Cidadão, ocorre no sábado, a partir das 16h, o lançamento do primeiro álbum autoral do coletivo Samba da Malandra, concebido com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF). Intitulado Cantautoras, o disco é composto por nove canções que serão apresentadas no show.

A roda terá a participação especial das cantoras Lirys Catharina, Haynna e Loba Makua e da bailarina Luna Jalilah. Além disso, a programação contará com desfile de moda, feira de economia criativa, praça de alimentação e exposição. Para participar, basta doar 1 kg de alimento não perecível.

Quem prefere música clássica pode conferir o concerto Piano e Fantasia, no sábado, com sessões às 9h30 e às 11h no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), na Esplanada dos Ministérios. O show será conduzido pela pianista e professora Karol Nascimento, ao lado de seus alunos.

Outro equipamento público do GDF, o Complexo Cultural de Planaltina recebe no domingo, às 19h, shows dos grupos Cerradims e Fulô Malagueta como parte da programação do projeto Cerrado Cultural. O Cerradims é composto por Igu Malagueta e Gui Cerradim, e traz como proposta uma música inovadora inspirada no tropicalismo, manguebeat e raízes das culturas tradicionais do Norte e Nordeste. Já o Fulô Malagueta aposta no forró. A entrada é franca.

Museu

Parte do acervo do Museu Vivo da Memória Candanga (MVMC), que preserva a história da construção de Brasília, está disponível para apreciação no estande do equipamento público da Secec na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães até domingo, com programação gratuita todos os dias, das 9h às 17h.

O MVMC integra o espaço batizado de Rede de Ciência do DF, montado no Centro de Convenções. “Levamos parte do acervo fotográfico da construção da nova capital e da exposição Poeira, Lona e Concreto e das Oficinas do Saber Fazer, com artesanatos do bordado e crochê no lacre, além das gravuras do nossos alunos do projeto Gravura em Foco”, destalha a gerente do MVMC, Eliane Falcão.

Os vídeos da história do museu, os relatos históricos da construção da nova capital e a parte educativa completam as atrações do espaço do museu, que segue aberto para visitação de segunda a sábado, das 9h às 17h, no Setor Juscelino Kubistchek, no Núcleo Bandeirante.

Com entrada gratuita, o Museu de Arte de Brasília está com cinco exposições em cartaz. Além da mostra do acervo com 150 obras dos séculos 18 ao 21, estão disponíveis para visitação A Verdade, com fotos do 8 de janeiro feitas por Gabriela Biló; O Fio que Conecta, de Isabella Despujols, com telas bordadas inspiradas na arte cinética venezuelana; Além dos Limites, de Ricardo Stumm, com peças de bronze, vidro, fotografias e gravuras sobre os 30 anos de carreira, e 195 Anos de Relações Diplomáticas Brasil – Rússia, organizada pela Embaixada da Rússia no Brasil. Funciona sexta, sábado e domingo, das 10h às 19h.

Teatro

Esse fim de semana será o primeiro da 24ª edição do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Na ocasião serão exibidos os espetáculos Atos de Leitura, do Teatro do Concreto, sexta-feira e no sábado, às 20h; e Enquanto Você Voava, Eu Criava Raízes, da Cia Dos À Deux, com sessões sábado, às 20h, e domingo, às 17h e às 20h.

O Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) recebe o espetáculo Memória de Árvore, com sessões sábado, às 11h e às 16h, e domingo, às 11h. Direcionado para crianças de 4 a 6 anos, a peça aborda a conexão entre humanos e a natureza, especialmente as árvores. O ingresso custa R$ 15 (meia-entrada) e R$ 30 (inteira) e pode ser adquirido pelo site Sympla. Pessoas com deficiência visual e acompanhante têm direito a ingresso gratuito para as sessões de sábado, que contam com audiodescrição.

Já no domingo), às 16h, o espaço tem a encenação do espetáculo Violetas da Aurora, o Encontro. A peça é do Coletivo Violetas da Aurora, grupo circense de Recife (PE). Na montagem, a celebração da união de quatro palhaças Dona Pequena (Ana Nogueira), Uruba (Fabiana Pirro), Maroca (Mayra Waquim) e Sema Roza Madalena (Silvia Góes) no picadeiro.

A apresentação única será no Teatro Galpão Hugo Rodas e tem classificação indicativa livre. Quem for assistir pode fazer uma colaboração espontânea no chapéu, pagando o quanto puder e quiser.

Cinema

Desta sexta a domingo, o Cine Brasília (106/107 Sul) exibe os filmes A Viagem do Príncipe (10h), Calamidade: A Infância de Martha Jane Cannary (14h), Nosso Sonho (16h), Meu Nome é Gal (18h20) e Deserto Estrangeiro + Elas por Elas (20h40).

A grande novidade em cartaz é o filme Elas por Elas, que entrou no Cine Brasília na última quinta-feira (19). Composta por sete contos, a antologia conta com a direção de sete diretoras e é estrelada por sete renomadas atrizes: Anne Watanabe, Cara Delevingne, Eva Longoria, Jacqueline Fernandez, Jennifer Hudson, Marcia Gay Harden e Margherita Buy.

Filmada em quatro países, a produção celebra a diversidade e o talento feminino na indústria cinematográfica, tendo como objetivo transmitir uma mensagem poderosa de empoderamento e união feminina. O filme foi indicado ao Oscar 2023 na categoria Melhor Canção Original com a música-tema Applause, escrita por Diane Warren e interpretada pela cantora Sofia Carson.