neurodegenerativas
Iniciativa será implementada nas Revistas Natura para alertar sobre sintomas iniciais de
doenças como Alzheimer e Parkinson, auxiliando no diagnóstico precoce e na busca pelo
bem-estar das mulheres
A Natura utilizará suas revistas como uma plataforma de saúde e bem-estar e, desta forma,
vai possibilitar que sua rede de Consultoras de Beleza e consumidores realizem um teste
olfativo que pode indicar eventuais sintomas iniciais de doenças neurodegenerativas.
Estudos indicam que a perda ou alteração do olfato é um dos primeiros sinais de doenças
neurodegenerativas¹, podendo surgir anos antes de problemas mais visíveis, como a perda
de memória e das funções motoras. Apesar da importância desse alerta precoce, a
Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que apenas 10% dos casos são
diagnosticados, e cerca de 70% dos pacientes são mulheres. “Pesquisas demonstram que,
quando descobertas com bastante antecedência, algumas doenças neurodegenerativas
podem ser postergadas, prevenidas e aumentar as chances de desenvolver uma cura”,
afirma Gustavo Vale, neurocientista da Natura.
A iniciativa pioneira, idealizada em parceria com a Africa Creative, começará a ser
implementada como um piloto nos próximos meses em Minas Gerais. Com potencial de
impactar aproximadamente 20 mil Consultoras de Beleza apenas nesse estado, a
expectativa é que o projeto seja expandido para as revistas da marca em todo o país.
Para Tatiana Ponce, vice-presidente de marketing e líder de pesquisa e desenvolvimento da
Natura e Avon, o alcance das revistas reforça a relevância do projeto. “A Revista Natura
chega hoje a mais de 1,6 milhão de Consultoras em todo o país, e estimamos que cada
edição passa pelas mãos de 10 a 30 mulheres. Imagine o potencial que temos de oferecer a
elas uma oportunidade real de cuidar da saúde e do bem-estar”, comenta a executiva.
O teste
O teste, que contém 20 fragrâncias inesperadas para uma revista de perfumaria, como
queijo, naftalina e bacon, é combinado a um questionário de 20 perguntas que desperta
atenção à percepção de cheiros pelas consumidoras e Consultoras. Se os resultados
indicarem alterações, o ideal é observar se elas são frequentes e, em caso positivo, estas
mulheres serão encaminhadas para um diagnóstico mais completo, conduzido pela NoAr
Health e em colaboração com as prefeituras locais.
O diagnóstico será realizado por meio de uma tecnologia 100% digital e automatizada, que
combina testes olfativos e cognitivos. Essa etapa acontecerá em espaços públicos,
podendo ser integrada às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com o objetivo de ampliar o
acesso e apoiar as equipes de saúde da região.
O projeto piloto é uma parceria entre a Natura, o Instituto NoAr e a NoAr Health, healthtech
focada na implementação de dispositivos médicos e baterias de testes que visam a
identificação de doenças neurodegenerativas de forma precoce, formando agentes e
implementando tecnologia de ponta nas unidades de saúde em cidades no Brasil.
¹ Fonte: https://www.mdpi.com/2075-1729/14/3/298)
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira, líder em beleza e cuidados pessoais na América
Latina. Conta com 3,5 milhões de Consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no
Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em
dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e
econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela
organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa
com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina,
Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, França, México e Peru, os produtos da marca Natura podem ser
adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui
tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes
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