Portal Indica Brasília

Projeto inédito da Natura busca alertar sobre os primeiros sintomas de doenças

neurodegenerativas

Iniciativa será implementada nas Revistas Natura para alertar sobre sintomas iniciais de
doenças como Alzheimer e Parkinson, auxiliando no diagnóstico precoce e na busca pelo

bem-estar das mulheres

A Natura utilizará suas revistas como uma plataforma de saúde e bem-estar e, desta forma,
vai possibilitar que sua rede de Consultoras de Beleza e consumidores realizem um teste
olfativo que pode indicar eventuais sintomas iniciais de doenças neurodegenerativas.
Estudos indicam que a perda ou alteração do olfato é um dos primeiros sinais de doenças
neurodegenerativas¹, podendo surgir anos antes de problemas mais visíveis, como a perda
de memória e das funções motoras. Apesar da importância desse alerta precoce, a
Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que apenas 10% dos casos são
diagnosticados, e cerca de 70% dos pacientes são mulheres. “Pesquisas demonstram que,
quando descobertas com bastante antecedência, algumas doenças neurodegenerativas
podem ser postergadas, prevenidas e aumentar as chances de desenvolver uma cura”,
afirma Gustavo Vale, neurocientista da Natura. 
A iniciativa pioneira, idealizada em parceria com a Africa Creative, começará a ser
implementada como um piloto nos próximos meses em Minas Gerais. Com potencial de
impactar aproximadamente 20 mil Consultoras de Beleza apenas nesse estado, a
expectativa é que o projeto seja expandido para as revistas da marca em todo o país.
Para Tatiana Ponce, vice-presidente de marketing e líder de pesquisa e desenvolvimento da
Natura e Avon, o alcance das revistas reforça a relevância do projeto. “A Revista Natura
chega hoje a mais de 1,6 milhão de Consultoras em todo o país, e estimamos que cada

edição passa pelas mãos de 10 a 30 mulheres. Imagine o potencial que temos de oferecer a
elas uma oportunidade real de cuidar da saúde e do bem-estar”, comenta a executiva.
O teste
O teste, que contém 20 fragrâncias inesperadas para uma revista de perfumaria, como
queijo, naftalina e bacon, é combinado a um questionário de 20 perguntas que desperta
atenção à percepção de cheiros pelas consumidoras e Consultoras. Se os resultados
indicarem alterações, o ideal é observar se elas são frequentes e, em caso positivo, estas
mulheres serão encaminhadas para um diagnóstico mais completo, conduzido pela NoAr
Health e em colaboração com as prefeituras locais.

O diagnóstico será realizado por meio de uma tecnologia 100% digital e automatizada, que
combina testes olfativos e cognitivos. Essa etapa acontecerá em espaços públicos,
podendo ser integrada às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com o objetivo de ampliar o
acesso e apoiar as equipes de saúde da região.
O projeto piloto é uma parceria entre a Natura, o Instituto NoAr e a NoAr Health, healthtech
focada na implementação de dispositivos médicos e baterias de testes que visam a
identificação de doenças neurodegenerativas de forma precoce, formando agentes e
implementando tecnologia de ponta nas unidades de saúde em cidades no Brasil.
¹ Fonte: https://www.mdpi.com/2075-1729/14/3/298)
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira, líder em beleza e cuidados pessoais na América
Latina. Conta com 3,5 milhões de Consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no
Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em
dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e
econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela
organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa
com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina,
Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, França, México e Peru, os produtos da marca Natura podem ser
adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui
tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br  ou acesse os perfis da empresa nas redes
sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram