Portal Indica Brasília

Que tal provar pratos típicos de diversos países da Europa? Saiba mais sobre o Festival Europeu 2025 que acontece neste sábado (17)

O evento será realizado no Museu de Arte de Brasília (MAB), a partir das 10h, com entrada gratuita. Além da gastronomia, a programação multicultural voltada para a família contará com apresentações musicais, dança, contação de história e transmissão do Eurovision Song Contest 2025, uma das principais competições musicais do mundo

Que tal viajar e conhecer as culinárias de vários países europeus, mas sem sair de Brasília? Essa é a proposta da praça gastronômica do Festival Europeu 2025, que acontece neste sábado, 17 de maio, das 10h às 18h, no Museu de Arte de Brasília (MAB), com entrada gratuita. Promovido pela EUNIC Brasília – associação que reúne embaixadas e institutos culturais dos países da União Europeia, o festival contará com uma vasta programação multicultural, e a área gastronômica tenderá a ser um dos pontos altos do evento, reunindo estandes de embaixadas, chefs e empreendedores locais com receitas que vão do clássico ao surpreendente.

Confira:

A convite da Embaixada da Bélgica , o chef David Lemberger, da Pâmoison, vai servir os tradicionais waffles de Liège, preparados artesanalmente, com opções doces e salgados, além dos tradicionais caramelos belgas.

Outro chef renomado que também estará no festival a convite da Embaixada da Dinamarca , é o Simon Lau, do restaurante Aquavit, com seus deliciosos smørrebrøds: sanduíches de barriga de porco com repolho roxo fermentado, picles de chuchu, maçã e maionese de tucupi.

Embaixada de Portugal , juntamente com o Empório Lusitano, vão oferecer uma amostra exclusiva de vinhos portugueses, além dos pastéis tradicionais de Belém.

Já a Embaixada da Eslovênia vai servir a Potica – um doce artesanal de nozes e mel muito tradicional no país, e também os vinhos das vinícolas Klet Brda e Vina Koper.

Enquanto a Embaixada da Irlanda será com seu irreverente e já clássico chope verde, referência às comemorações do St. Patrick’s Day, sucesso garantido entre os visitantes.

Embaixada da Grécia chamou o restaurante Zante Taverna Grega que apresenta alguns pratos típicos como o Spanakopita: torta folhada assada de espinafre e queijo tipo feta, Baklava: rolinhos de massa folhada recheada com mix de castanhas e pistache.

França estará representada em quatro propostas diferentes onde se destacam: o food truck Crepe Voyage; o stand da Gourmet Express do chef Lionel Ortega, servirá versões criativas do clássico croque-monsieur; a L’Amour du Pain com seus pães, croissants, doces e salgados franceses; e o stand da Saveurs Montagnarde, com rillettes, terrines e mousses de foie a gras.

Dos sabores italianos, o Festival vai trazer a Cremeria Italiana com gelatos artesanais com receitas tradicionais do país da bota; e pela Limoncello Drinks com licores artesanais inspirados na tradição italiana.

Mais uma tradição europeia será apresentada com a raclette, um ritual de queijo derretido raspado na hora, servido sobre batatas, carnes curadas e picles, que serão oferecidos no estande da Swiss Gourmet.

E marcando o intercâmbio cultural da Europa com o Brasil, que o Festival propõe, foram convidadas marcas locais como a da Cervejaria Bracitorium , de Brasília, com cervejas artesanais de insumos do cerrado; o estande do Sabor do Dendê com o melhor da culinária baiana, com acarajés, abará e bobó de camarão; o Chimichurri que é uma influência latino-americana e europeia em pratos como empanadas, choripán e sanduíches veganos de cogumelos; o Shawarma Sadek com os sanduíches de carne marinada em especiarias, assada lentamente no espeto vertical e servida em pão sírio com molhos e saladas frescas; o Fine N’ Rolls traz rolinhos de canela preparados com afeto e equilíbrio; e um Jolly Sweeties que servirá café de origem do sul de Minas com biscoitos e brownies feitos com frutas brasileiras.

Enquanto para os amantes de queijos e produtos naturais, a Marquezin oferece queijos de cabra tipo camembert e hidromel, e a Urbee com produtos como mel, própolis e cosméticos apícolas com consciência ecológica.

Serviço

Festival Cultural Europeu 2025  

Quando: sábado, 17 de maio de 2025, 10h às 18h

Onde: Museu de Arte de Brasília (SHTN. Tr. 1 – Concha Acústica)

Entrada gratuitaPara mais informações: @semanadaeuropa e eunic.bsb@gmail.com