Portal Indica Brasília

Rede de acolhimento: Iniciativa é desenvolvida para acolher mulheres vítimas de violência

 Ferramenta surgiu dentro de uma ação de extensão em fase de incubação no Hack Ideias Elas realizado pelo Instituto MultipliCIDADES com estudantes da Universidade Católica de Brasília

Alunos da Universidade Católica estão desenvolvendo uma nova iniciativa para criar uma comunidade acolhedora e de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade. A ação faz parte da fase de incubação do Hack Ideias Elas, projeto do Instituto MultipliCIDADES, que busca soluções tecnológicas inovadoras para questões sociais, com foco no empoderamento feminino.

A proposta, apoiada pelo Instituto MultipliCIDADES, visa oferecer assistência jurídica e psicológica, além de promover rodas de conversa entre as participantes. O projeto utilizará a estrutura já existente da universidade, como os núcleos de apoio psicológico e jurídico, que atendem tanto a comunidade acadêmica quanto o público externo.

O objetivo inclui o desenvolvimento de um aplicativo que funcionará como plataforma de triagem e suporte. A ferramenta será a porta de entrada para encaminhar as mulheres aos serviços presenciais da Universidade Católica, como os núcleos de apoio jurídico e psicológico. João Vitor, um dos idealizadores do projeto, explica que encontros semanais serão realizados, com rodas de conversa mediadas por psicólogos, além de atendimentos individuais com outros profissionais.

A visão a longo prazo prevê rodas de conversa temáticas sobre temas como os caminhos jurídicos para denunciar abusos e os aspectos psicológicos envolvidos no acolhimento de vítimas. Segundo pesquisas conduzidas pelo projeto, 42% das alunas universitárias já sentiram medo de sofrer violência no ambiente acadêmico.

A motivação da iniciativa é criar um espaço seguro na universidade, onde as mulheres possam compartilhar experiências e receber o suporte necessário. “Queremos oferecer não apenas suporte jurídico e psicológico, mas também um ambiente seguro, onde essas mulheres possam se fortalecer juntas,” afirma João Vitor.

O projeto também pretende integrar estudantes na execução da iniciativa, proporcionando uma experiência prática que enriquece a formação acadêmica e gera impacto social. A ação contará com a participação de alunos e profissionais dos cursos de Psicologia e Direito, entre outros, com vagas sendo abertas periodicamente para novos colaboradores.