Gaiteiro homenageia Tio Bilia na sexta-feira (2) e sábado (3)
Há 40 anos, o gaiteiro gaúcho Renato Borghetti entrou para a história da música popular brasileira ao lançar “Gaita Ponto”, primeiro álbum instrumental no país a ganhar o disco de ouro, correspondente à venda de 100 mil unidades. Na sexta-feira (2) e sábado (3), às 20h30, ele comemora a data com seu quarteto no Clube do Choro fazendo uma retrospectiva da carreira e um tributo a Tio Bilia, ícone gaúcho da gaita de botão, como parte do projeto Complexo Cultural do Choro.
Nas últimas décadas, Renato Borghetti construiu uma trajetória de sucesso no mundo inteiro e hoje é uma figura emblemática da música feita no sul do Brasil. Sem jamais abandonar as raízes, ele consegue agregar ao seu estilo contribuições que enriquecem as tradições artísticas e culturais da região, tornando-as universais.
O show é um passeio musical pela América Latina, tendo como ponto de partida o Rio Grande do Sul. Com Renato Borghetti, estarão no palco Pedro Figueiredo (Sax alto/Flauta), Vitor Peixoto (piano) e Daniel Sá (violão).
Piquenique Chorão tem batucada de corpo na manhã de sábado
Uma experiência musical inclusiva para toda a família. É a Oficina Batucadeiros de Música Corporal, do Instituto Batucar, ministrada neste sábado (3) no Piquenique Chorão do Complexo Cultural do Choro. Um projeto premiado, sucesso na Europa, África e América do Sul. E uma oportunidade única para crianças e pais vivenciarem a música de forma inovadora, utilizando o corpo como instrumento através de palmas, batidas, estalos e movimentos. As brincadeiras começam às 11h, na área externa do Espaço Cultural do Choro.
Um pouco antes, às 10h00, acontece o Ensaio Aberto dos alunos e professores da Escola Brasileira de Choro. E logo depois, ao meio dia, também na área externa do Espaço Cultural do Choro, tem o tradicional Samba com Feijoada, com muita música e dança em torno do prato preferido da culinária nacional.
Pelo segundo ano, o projeto Complexo Cultural do Choro conta com o patrocínio- master da Shell. “Um dos objetivos da Shell em seus patrocínios culturais é a preservação e a disseminação do legado da cultura brasileira”, diz Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação Externa da Shell Brasil. “Com o Complexo do Choro estamos contribuindo para manutenção e conservação da música popular brasileira através desse gênero que se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.”
Sobre a Shell Brasil:
Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Confira a programação:
Dia 2/08:
20h30 – Tributo ao Mestre – Renato Borghetti homenageia Tio Bilia
Dia 3/08:
10h00 – Ensaio Aberto dos alunos e professores da Escola Brasileira de Choro (área externa do Complexo Cultural do Choro)
11h00 – Piquenique Chorão – Oficina Batucadeiros de Música Corporal (área externa do Complexo Cultural do Choro)
12h00 – Feijoada com Samba
20h30 – Tributo ao Mestre – Renato Borghetti homenageia Tio Bilia
Serviço:
Complexo Cultural do Choro de Brasília
Dia: 2 de agosto (sexta-feira) e 3 de agosto (sábado)
Endereço: Espaço Cultural do Choro – Setor de Divulgação Cultural – Eixo Monumental
Telefone: (61) 3226-3969
Acesso livre e gratuito para Ensaio Aberto e programação infantil
Tributo ao Mestre com Renato Borghetti: R$ 50,00 a meia-entrada e R$ 100,00 a inteira no site da Bilheteria Digital