Portal Indica Brasília

Riacho Fundo vence o Comida di Buteco e Taguatinga é vice

Campeão representará Brasília em disputa nacional

Aconteceu nesta terça-feira (31/8), a cerimônia de premiação do melhor boteco de Brasília. Estreante no concurso Comida di Buteco, o Bem Amigos Bar, do Riacho Fundo, garantiu o título. O GoodFellas Cine Bar, de Taguatinga, ficou em segundo lugar. O terceiro colocado foi o o Dikantu Bar, que fica na Asa Norte.

O concurso, que acontece em 21 cidades do país, teve 15 estabelecimentos selecionados para concorrer na edição deste ano em Brasília.

Os estabelecimentos tiveram que desenvolver receitas de petiscos contendo uma ou mais raízes. A tradição do Comida di Buteco é que os participantes ofereçam essas comidas a um preço justo. Pela regra, é eleito o melhor Buteco da cidade, e não o melhor petisco.

O Bem Amigos Bar ganhou o concurso apresentando o petisco de “Bolinho de Salmão com molho de gengibre”. Na tentativa de participar da competição desde 2015, o estabelecimento vai agora representar Brasília na etapa nacional, disputando com os campeões das demais 20 cidades participantes.

Disco de mandioca com alho-poró na cama de palha de batata-doce com rabada desfiada na cerveja preta coberta com queijo coalho gratinado, do GoodFellas Cinebar/ Crédito: Divulgação

O segundo colocado, o GoodFellas Cine Bar, de Taguatinga, apresentou o petisco “Disco de mandioca com alho-poró na cama de palha de batata-doce com rabada desfiada na cerveja preta coberta com queijo coalho gratinado”. Já o Dikantu Bar, da Asa Norte, ficou em terceiro lugar com a “Carne de sol com creme de mandioca e batata”.

Para fazer a avaliação do melhor boteco, público e um corpo de jurados visita e vota no estabelecimento com base em quatro critérios: o petisco, o atendimento, a higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma.

Carne de sol com creme de mandioca e batata, do Dikantu Bar/ Crédito: Divulgação

A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça participou do evento e afirmou que é um orgulho falar sobre os botecos de Brasília. “Nós temos botecos que podem competir com a posição de os melhores do país. São criativos, inovadores e guerreiros”, declarou.