O programa criado pela i3DATA estima os índices de performance, eficiência e desempenho das marcas, permitindo direcionar a melhor estratégia para manter a saúde da operação e o desenvolvimento da organização
Sem dúvidas, um dos maiores temores de todo empreendedor é ter que decretar a falência do seu negócio. Esse receio não é à toa, especialmente pelo momento delicado em que vivemos por conta da pandemia. Para ajudar as empresas a encontrar as fragilidades internas e aproveitar as oportunidades do mercado, a startup brasiliense i3DATA desenvolveu a plataforma i3Performance, que tem como objetivo guiar marcas a tomar as melhores decisões comerciais, financeiras, logísticas e organizacionais para alcançar a performance máxima.
Em levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é legítimo compreender o motivo da apreensão com possibilidade de insucesso: cerca de 48% das empresas brasileiras, de pequeno à grande porte, fecham em até três anos. Dentro desse percentual, os empresários admitem que a ausência de uma gestão eficiente é uma das principais razões para a quebra.
A plataforma i3Performance, principal produto da startup brasiliense, utiliza modelos matemáticos e estatísticos para comparar a performance de uma empresa, filiais, equipes, produtos ou franqueados. Com o sistema é possível estimar o índice i3 de Performance que considera, ao mesmo tempo, a eficiência da empresa, ou seja, a melhor utilização de seus recursos e, também, medir os resultados alcançados por ela. Em resumo, é a combinação entre eficiência e desempenho que pode ser aplicado, tanto para uma única unidade, quanto para várias.
A partir do índice i3 de Performance é possível verificar: o GAP de Performance, que avalia quanto a empresa deixou de produzir por não conseguir atuar na performance máxima; e a Jornada da Performance, que é o direcionamento necessário para que a empresa possa atingir a sua performance máxima, que pode analisar desde o rendimento de um único produto ao faturamento final da marca.
“A plataforma oferece uma visão profunda e abrangente do que a empresa necessita para ter uma gestão saudável que, consequentemente, gerará resultados positivos e necessários para que ela alcance sua performance máxima”, explica Alexandre Maduro-Abreu, professor da Universidade de Brasília e cofundador da i3DATA.
Uma das vantagens do software é que ele pode ser utilizado para avaliar a performance da empresa ao longo do tempo (pelo menos 1 ano), como forma preventiva, evitando equívocos na gestão. “Quando comparamos unidades ou a mesma unidade ao longo do tempo é possível identificar os benchmarks (o modelo referência). Assim, a gente consegue estimar de forma certeira a jornada que cada unidade necessita para ter uma performance efetiva”, elucida o empreendedor.
A i3Performance já está testada e validada, inclusive, está sendo implantada em uma das maiores redes de supermercados de Brasília. Além disso, nos próximos meses, a plataforma irá orientar e comparar mais de 800 cooperativas de um mesmo setor econômico, no Brasil, a fim de aumentar a performance das cooperadas e o desenvolvimento do setor.