Portal Indica Brasília

Trio de músicos de primeira leva canto, cavaquinho e gaita ao palco do Choro Livre Convida

Nesta quarta (26), Alberto Salgado, Léo Benon e Pablo Fagundes se unem para uma noite repleta de boa música

A alquimia mágica da música popular brasileira vai tomar conta do Choro Livre Convida desta quarta-feira (26), a partir das 19h30. O grupo regional mais ativo da cidade recebe o premiado compositor Alberto Salgado, conhecido por seu canto percussivo, o cavaquinho chorão de Léo Benon e a gaita internacional de Pablo Fagundes para uma noite de muito som e improviso no palco do Clube do Choro.

Alberto Salgado é um compositor reconhecido pela crítica musical brasileira e premiado em 12 festivais pelo país. Em 2017, ganhou o troféu de melhor álbum brasileiro na categoria regional pelo 28º Prêmio da Música Brasileira, realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente, Alberto está em fase de pré-lançamento do seu terceiro álbum, “Tutorial de Ebó”, um trabalho dançante, rico em ritmos afro-brasileiros como samba, Ijexá, baião e maracatu.

Léo Benon é um autêntico discípulo de Waldir Azevedo, o Rei do Cavaquinho, que no século passado foi o instrumentista mais popular do país. Não é à toa que Léo se dedicou ao mestre sua tese de graduação em música na UnB. Ele já levou sua arte à África e Europa, e agora prepara o lançamento de seu segundo álbum, com composições próprias.

Há mais de 20 anos na estrada da música, Pablo Fagundes se tornou um dos grandes nomes da gaita brasileira. Com uma carreira nacional e internacional consolidada, ele gravou 10 CDs e se apresentou ao lado de grandes nomes como Toots Thielemans, Maurício Einhorn, Dominguinhos, Toninho Horta e Hamilton de Holanda.

Com centenas de shows realizados ao longo dos últimos 30 anos, o Choro Livre é o mais duradouro e atuante regional da história de Brasília. Formado por Reco do Bandolim, Henrique Neto (violão de sete cordas), George Costa (violão de seis cordas), Márcio Marinho (cavaquinho) e Valério Xavier (percussão), o grupo já levou o choro da Capital a 38 países dos cinco continentes, gravou três discos e dividiu o palco com nomes como Paulo Moura, Sivuca, Dominguinhos, Paulinho da Viola, Hermeto Pascoal, Armandinho Macedo, Altamiro Carrilho e outros grandes nomes.

Piquenique Chorão traz samba na areia com Celia Porto

Neste sábado, a partir das 11h00, Celia Porto apresenta “Samba na Areias” na área externa do Espaço Cultural do Choro. O show, especialmente voltado para a primeira infância, conta com a participação do maestro Renio Quintos (violão) e Eduardo Bento (percussão). Celia traz canções da tradição oral, aprendidas com as vovós e de suas experiências como professora de musicalização infantil, em um espetáculo divertido e interativo, feito sob medida para crianças e suas famílias.

Também às 11h00, no Parque da Cidade, haverá um Ensaio Aberto com a participação de professores e Alunos da Escola Brasileira de Choro. Esta roda musical democrática e gratuita é ideal para os amantes de música. Ao meio-dia, a tradicional Feijoada com Samba toma conta da área externa do Espaço Cultural do Choro, recebendo público de todas as idades em torno de boa gastronomia e do samba de melhor qualidade, com sambistas de excelência da cidade animando o público enquanto as crianças se divertem no parquinho.

Pelo segundo ano, o projeto Complexo Cultural do Choro conta com o patrocínio- master da Shell. “Um dos objetivos da Shell em seus patrocínios culturais é a preservação e a disseminação do legado da cultura brasileira”, diz Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação Externa da Shell Brasil. “Com o Complexo do Choro estamos contribuindo para manutenção e conservação da música popular brasileira através desse gênero que se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.”

Sobre a Shell Brasil:

Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

Confira a programação:

Dia 26/06:

19h30 – Choro Livre Convida

Dia 29/06:

11h00 – Ensaio Aberto (estacionamento 10 do Parque da Cidade)

11h00 – Piquenique Chorão (área externa do Complexo Cultural do Choro)

12h00 – Feijoada com samba

Serviço:

Complexo Cultural do Choro de Brasília

Dia: 26 de junho (quarta-feira) e 29 de junho (sábado)

Endereço: Espaço Cultural do Choro – Setor de Divulgação Cultural – Eixo Monumental

Telefone: (61) 3226-3969

Acesso livre e gratuito para Ensaio Aberto e programação infantil